Você é bonito?

03set09

Lizzie-Miller

A modelo plus size, Lizzie Miller, 20 anos, ilustrou, na última edição da revista americana Glamour, uma matéria sobre autoimagem e posou, quase nua, sem os costumeiros retoques do photoshop. A fotografia está repercutindo na web. Tudo isso porque Lizzie aparece com “uma barriguinha a mais” e desprovida de pudores ou frustrações em relação ao próprio corpo, cujo padrão estético é ignorado e pouco convencional na moda atual.

Dezenas de emails chegaram à redação da revista aprovando a pauta e a atitude da modelo. Enquanto inúmeras publicações são feitas em torno da “eterna busca por um corpo perfeito” e, por conseguinte (e na maioria das vezes), a disfuncional necessidade humana de ser aceito pelo outro, a página 194 da Glamour apostou na filosofia oposta: aonde está a beleza real de cada mulher e como a autoimagem – diretamente ligada ao autoconhecimento – determina importantes pontos do comportamento e do relacionamento humano.

A psicologia afirma que físico e psíquico andam de mãos dadas. Uma inadequação corporal e um sentimento de insatisfação, por exemplo, podem ser reajustados através da intervenção da própria imagem exterior. Hoje, são infinitos os recursos a favor da beleza: técnicas de emagrecimento, clínicas de estética, operações plásticas etc. O autoconhecimento coerente e o reconhecimento realista, quando alinhados, auxiliam na percepção do que pode ser mudado ou não na própria forma. A questão é quando esta percepção, influenciada por exigências externas, se distorce.

A matéria publicada pela Glamour levantou discussões importantes sobre como a mulher pode ser ilustrada – sem estereótipos – em uma revista feminina e a identificação que um produto trazido pela mídia oferece ao consumidor, além de levar em conta questões sobre o conceito (relativo) de beleza, aceitação e, basicamente, como o bem estar psicológico é o mais importante trunfo de uma boa aparência física.

O que torna um homem ou uma mulher bonitos? Definitivamente, não é a ausência de dobrinhas, pneus e afins.

Que atire a primeira pedra quem nunca pensou em mudar algo em si mesmo. É natural e referencial: o espelho são os outros. E, diga-se de passagem, é muito mais fácil e cômodo enxergá-los.

Beleza, pra mim, é quase espiritual. É bonito quem me desperta e quem me faz pensar nos porquês particulares que cada um abriga. Chico Buarque já canta “amo tanto e de tanto amar, acho que ela é bonita…”.

Anúncios


2 Responses to “Você é bonito?”

  1. Interessante teu site-blog. Muito boa a entrevista com Oswaldo Montenegro. Tendo um tempinho, dê uma passadinha lá no meu espaço, onde trato de diversos assuntos contemporaneos que atingem diretamente a vida das pessoas, e também assuntos pessoais arquivados em textos contidos no acervo.

    Um beijo no coração
    Fui.

  2. Appreciate your a further educational web page. The place altogether different could I get that type of information developed in this perfect method? I’ve a venture that I’m at the moment concentrating on, we have been with the look out there for similarly info.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: